quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Concílios Ecumênicos

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Um concílio (também conhecido como sínodo) é uma assembléia de uma Igreja, geralmente uma Igreja cristã, convocada para decidir um ponto de doutrina ou administração. Um concílio ecumênico (ou ecumênico) é assim chamado porque é um concílio de toda a Igreja (ou, mais exatamente, do que aqueles que o convocam consideram ser toda a Igreja).

A
Igreja Ortodoxa apenas reconhece como ecumênicos os oito primeiros concílios, todos eles realizados no Oriente; os concílios subseqüentes a Latrão I são apenas considerados ecumênicos pela Igreja Católica.
Cronologia dos concílios ecumênicos
Concílio de Nicéia I
Duração: 20/maio a 25/julho/325 d.C.
Temas Principais: A heresia de Ário. Redação do símbolo ou credo que se recita na missa.

Concílio de Constantinopla I
Duração: maio a julho/381 d.C.
Temas Principais: A divindade do Espírito Santo.

Concílio de Éfeso
Duração: 22/junho a 17/julho/431 d.C.
Temas Principais: A heresia de Nestório. A maternidade divina de Maria.

Concílio de Calcedônia
Duração: 08/outubro a 01/novembro/451 d.C.
Temas Principais: Condenação do Monofisismo. A existência em Jesus Cristo de duas naturezas completas e perfeitas na unidade da pessoa, que é divina.

Concílio de Constantinopla II
Duração: 05/maio a 02/junho/533 d.C.
Temas Principais: Condenação de documentos nestorianos designados "Os três capítulos".

Concílio de Constantinopla III
Duração: 07/novembro/680 a 16/setembro/681 d.C.
Temas Principais: Condenação do monotelismo.(*)
(*) O monotelismo foi uma heresia surgida na Igreja Católica Ortodoxa quando a teologia cristológica ainda possuía muitos adeptos de correntes distintas. Opôs-se ao nestorianismo (que afirmava haver em Jesus Cristo duas pessoas, a divina e a humana, o que foi condenado pelo Concílio de Éfeso, em 431).
Eutiques, arquimandrita de um mosteiro de Constantinopla, defendeu que, havendo uma só pessoa em Jesus Cristo, também devia haver uma só natureza, admitindo que a humana fora absorvida pela divina. A discussão foi turbulenta e a questão só foi definitivamente resolvida no Concílio de Calcedónia, em 451, que definiu haver em Jesus Cristo duas naturezas, a divina e a humana, subsistindo na única pessoa divina do Verbo encarnado. Esta definição não convenceu diversas comunidades, que continuaram a aderir ao monotelismo, algumas até hoje.
Tempos depois, o patriarca Sérgio de Constantinopla, com a intenção de congraçar os monofisitas, proclamou que em Jesus Cristo, embora havendo duas naturezas, só havia uma vontade, pela identificação perfeita da vontade humana com a vontade divina, o que ficou conhecido na história das heresias por monotelismo. A questão ficou esclarecida no Terceiro Concílio de Constantinopla, em 681.

Concílio de Nicéia II
Duração: 24/setembro a 23/outubro/787 d.C.
Temas Principais: Legitimidade da veneração de imagens.

Concílio de Constantinopla IV
Duração: 05/outubro/869 a 28/fevereiro/870 d.C.
Temas Principais: Condenação e deposição de Fócio, patriarca de Constantinopla.

Concílio de Latrão I
Duração: 18/março a 06/abril/1123 d.C.
Temas Principais: A Questão das Investiduras. Independência da Igreja perante o poder temporal.

Concílio de Latrão II
Duração: abril/1139 d.C.
Temas Principais: Fim do cisma do Anti-papa Anacleto II.

Concílio de Latrão III
Duração: março/1179 d.C.
Temas Principais: Normas para a eleição do Papa.

Concílio de Verona
Duração: 1183 d.C.
Temas Principais: Criação da Inquisição.

Concílio de Latrão IV
Duração: 11 a 30/novembro/1215 d.C.
Temas Principais: Condenação do catarismo.(*) Definição de transubstanciação. Preceito pascal.
(*) A doutrina cátara diferenciava-se do Catolicismo e do próprio cristianismo[1] em alguns dos principais conceitos:

  • O livro mais sagrado era a Bíblia, em particular o Novo Testamento, mas segundo a sua crença, Jesus não era filho de Deus, mas apenas um profeta importante. Eles também recusavam a hóstia sagrada (apenas repartiam o pão em suas cerimónias) e não admitiam distinção entre sexos, permitindo inclusive que mulheres celebrassem ritos religiosos.
  • Desconsideravam a autoridade Papal ou dos bispos, dividindo os seguidores da religião em três níveis: Perfeitos, Crentes e Ouvintes.
  • Os Parfaits [perfeitos] ou "bons homens", eram de ambos os sexos, e praticavam o celibato e passavam os dias em oração e em jejuns, sendo excelentes oradores.
  • Os Crentes praticavam a virtude e a humildade, mas não eram obrigados a abstinências.
  • Os Ouvintes eram simpatizantes da religião, acompanhando as palestras dos Perfeitos.
  • Concílio de Lyon I
    Duração: 28/junho a 17/julho/1245 d.C.
    Temas Principais: Deposição do Frederico II.

    Concílio de Lyon II
    Duração: 07/maio a 17/julho/1274 d.C.
    Temas Principais: União com a igreja Grega. Regulamentação do conclave para a eleição papal. Cruzada para libertar Jerusalém.

    Concílio de Vienne
    Duração: 16/outubro/1311 a 06/maio/1312 d.C.
    Temas Principais: Supressão dos Templários.

    Concílio de Constança
    Duração: 05/outubro/1414 a 22/abril/1418 d.C.
    Temas Principais: Fim do Grande Cisma do Ocidente. Condenação de Wyclif e de Hus.

    Concílio de Basiléia-Ferrara-Florença
    Duração: 1431 a 1432 d.C.
    Temas Principais: União com as Igrejas orientais. Reconhecimento no romano pontífice de poderes sobre a Igreja Universal.

    Concílio de Latrão V
    Duração: 10/maio/1512 a 16/março/1517 d.C.
    Temas Principais: Condenação do Concílio Cismático de Pisa (1511-1512). Reforma da Igreja.

    Concílio de Trento
    Duração: 13/dezembro/1545 a 04/dezembro/1563 d.C.
    Temas Principais: Reforma geral da Igreja.

    Concílio de Vaticano I
    Duração: 08/dezembro/1869 a 18/julho/1870 d.C.
    Temas Principais: Primado do papa e infalibilidade pontifícia.

    Concílio de Vaticano II
    Duração: 11/outubro/1962 a 08/dezembro/1965 d.C.
    Temas Principais: Correção de problemas disciplinares e de índole pastoral. Chamada à renovação dos ritos litúrgicos. Promoção dos estudos bíblicos, decretos pastorais e progresso ecumênico para o diálogo e reconciliação com outras Igrejas Cristãs.

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